Os Randonneurs Portugal encaram a segurança de forma muito séria. Quando num bike check temos dúvidas da segurança que um sistema de iluminação proporciona optamos sempre, sem exeções, por não o passar.
Independentemente da marca, modelo e alimentação (Pilhas, bateria ou dínamo).
Luz da frente:
- Branca;
- Durante o Brevet sempre fixada na bicicleta;
- Tem de ser claramente visível a 120 metros para veículos em sentido contrário;
- Tem de iluminar de forma clara a estrada a 20 metros a frente do Randonneur.
Nos Brevets/SR/Randonnées com períodos substanciais de navegação noturna (tipicamente 400 e 600 km+), terá de ter consigo uma luz funcional da frente de backup.
Luz de trás:
- Vermelha;
- Durante o Brevet sempre fixada na bicicleta. Alinhada paralela à estrada;
- Sempre em modo fixo/constante. Nunca em modo intermitente/flashing;
- Tem de ser claramente visível a 120 metros.
Nos Brevets/SR/Randonnées com períodos substanciais de navegação noturna (tipicamente 400 e 600 km+), terá de ter consigo uma luz funcional de trás de backup.
Duas sugestões:
- Considere obter uma luz de dínamo pois garante fiabilidade, qualidade e segurança difícil de igualar;
- Traga uma luz de capacete. Útil para tarefas de navegação e para conseguir fazer alguma reparação de emergência na estrada.