No início de 2024 o Audax Club Parisien atualizou o regulamento dos Brevets de Randonneurs Mondiaux que seguimos em Portugal. A mais relevante é:
- A partir de agora, os controlos intermédios nos Brevets, servirão como orientação para ajudar os Randonneurs a permanecerem dentro da janela de tempo para uma chegada bem-sucedida no controlo final. O Audax Club Parisien incentiva os organizadores a continuarem a usar os horários de abertura e fecho intermédios e familiares e habituais aos Randonneurs.
Na prática, em Portugal, esta alteração não tem grande impacto, pois a generalidade dos nossos Brevets não impõem dificuldades extremas entre postos de controlo, o que colocava Randonneurs em dificuldade para cumprir horários de fecho de controlos intermédios – a motivação base para esta alteração.
Outra atualização do regulamento:
- Artigo 13º
“… “Super Randonneur“: Distinção reconhecida a todo o “randonneur” que tenha cumprido, no mesmo ano civil…”
Adicionalmente clarificámos algumas práticas especificas dos Brevets dos Randonneurs Portugal:
- Em Portugal menores de idade não podem participar;
- Em Portugal, a utilização de aerobars\extensores de guiador está excluída;
- Em Portugal nos brevets de 400, 600 e 1000 km tem de trazer um par de luzes de frente e outro para trás de forma a ter luzes
de backup autónomas e independentes; - Em Portugal é obrigatório o uso, dia e noite, de um colete refletor com etiqueta EN 1150, EN 471 ou EN 17353 A+B, bem como
ter manta térmica de emergência.
Até Breve(t)